A revista científica Viruses publicou estudo que endossou o importante papel da sorologia para fortalecer iniciativas e políticas de vacinação contra a Covid-19
A partir da opinião de especialistas em saúde pública de diversos países da América Latina, um estudo mostrou que identificar os anticorpos no sangue para detectar se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição ao vírus, é fundamental no atual momento da pandemia. O foco é diferente dos testes PCR e antígeno, que identificam a presença do vírus em pacientes sintomáticos para diagnosticar e quebrar a cadeia de transmissão da doença.
O médico da Universidade Federal de São Paulo e do Hospital Israelita Albert Einstein, Dr. Carlos Eduardo dos Santos Ferreira, explica que os testes sorológicos permitem um entendimento epidemiológico da doença e contribuem para avaliar a eficácia das vacinas.
Testes sorológicos X vacinas
O Dr. Ferreira explica que a sorologia também pode mostrar o período de intervalo necessário entre as doses de vacina e até mesmo se será necessário disponibilizar mais doses ou não. “Se, a longo prazo, tivermos a oportunidade de vincular o teste sorológico e a vacinação, seria uma boa indicação médica”, comentou o especialista.
Testes sorológicos X novas variantes
Outro ponto positivo dos testes sorológicos, segundo o médico, seria para determinar se a vacinação em curso protege contra as novas cepas do SARS-CoV-2.
Em outra linha, as mutações frequentes do vírus exigem constantes pesquisas para que novas gerações de vacinas se tornem disponíveis, e esses testes contribuem para a avaliação da resposta imune, fornecendo valiosos dados sorológicos para o controle da pandemia.
Fonte: www.labnetwork.com.br