(19) 3363-3644 | (19) 3363-3646 vendas@sillife.com.br Avenida João Aranha, nº 941 - Paulínia/SP

Norovírus: a importância de laudos laboratoriais assertivos

Responsável por infectar mais de 700 milhões pessoas ao redor do mundo, o Norovírus exige tratamento adequado para evitar óbito dos infectados. Neste cenário, os laboratórios precisam contribuir com laudos precisos para auxiliar os médicos em um diagnóstico eficiente.

Recentemente foi noticiado que o Rio Grande do Sul enfrenta um surto de doença diarreica aguda (DDA), causada pelo vírus. Um alerta foi emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) neste mês. Duas mil pessoas em 25 cidades já foram contaminadas.

As rotinas laboratoriais precisam de monitoramento contínuo e avaliação periódica desse acompanhamento, pois desempenham um papel fundamental nos principais processos de detecção, avaliação, resposta, notificação e monitoramento de eventos de saúde pública.

Para avaliar e evidenciar a confiabilidade dos laudos e rotinas de identificação do vírus, a Controllab disponibiliza o Ensaio de Proficiência (EP) Norovírus – Antígeno.

O EP para Norovírus é reconhecido pela ABNT NBR ISO/IEC 17043 e avalia as rotinas automatizadas e de TLR (Teste Laboratorial Remoto)/POC (Point of Care). O programa é composto por múltiplos itens e a avaliação é disponibilizada em um relatório individual de resultados com conceito e outro relatório com perfil geral do desempenho dos kits reportados. O perfil contribui para decisões assertivas sobre os sistemas adotados na rotina.

O Ensaio de Proficiência, também conhecido como Controle Externo da Qualidade, é uma ferramenta de controle de qualidade eficaz para determinação do desempenho analítico do laboratório e requisito necessário para os processos de acreditações laboratoriais (ISO 15189, ISO 17025, PALC-SBPC/ML, DICQ-SBAC, etc) e órgãos regulamentadores.

Fonte: https://www.labnetwork.com.br

 

×